Dr. Gabriel Basílio responde a dúvidas sobre Toxina Botulínica

A toxina botulínica é uma neurotoxina (toxina que atua no sistema nervoso) produzida por uma bactéria, a Clostridium botulinum.

Ela leva a uma paralisia muscular nos locais onde é aplicada. Dessa forma, é capaz de suavizar linhas de expressão, vincos e rugas no rosto.

É utilizada, comumente, para atenuar: “pés de galinha”; rugas no nariz (bunny lines); sulcos entre as sobrancelhas; rugas na testa.

Uma outra aplicação da toxina botulínica é para elevar a cauda dos supercílios. Além disso, pode ser utilizada para melhorar o sorriso gengival, corrigir assimetrias e harmonizar a face.

Os locais mais comuns de aplicação da toxina botulínica são a região lateral dos olhos, a testa e a área entre as sobrancelhas. Porém, outros locais também apresentam bons resultados, sempre com indicação médica.

A toxina botulínica funciona bloqueando a liberação de acetilcolina, um dos nossos neurotransmissores. Os resultados disso são relaxamento e paralisia muscular.

Por meio de injeções, ela é aplicada em músculos específicos, que param de se contrair.

Não há uma idade determinada para se iniciar a aplicação de toxina botulínica. Porém, recomenda-se que tratamentos sejam feitos após os 25 anos, ou quando as rugas de expressão começam a se tornar aparentes.

O tratamento não deve ser feito por mulheres grávidas, pessoas com alergia aos componentes, doenças neuromusculares, imunológicas ou coagulopatias.

Os efeitos da toxina botulínica podem ser observados 7 dias após o procedimento e atingem seu pico em torno de duas semanas.

A duração do tratamento varia de acordo com o paciente. O efeito máximo dura de 3 a 4 meses, quando começa a ser observada alguma contração muscular nas áreas tratadas.

A partir de então, a movimentação vai lentamente voltando ao normal, até que todo o efeito do tratamento passe. Isso ocorre em torno de 4 a 6 meses após a aplicação.

Uma agulha fina é usada para injetar o produto nos músculos em questão. As doses variam de acordo com:

– Tamanho do músculo: músculos maiores requerem doses mais altas;

– Paciente: algumas pessoas podem exigir doses mais baixas, ou altas, tudo depende do quadro.

Recomenda-se um intervalo de, pelo menos, quatro meses entre as aplicações. O prazo deve ser estipulado pelo médico.

Recomenda-se fazer um repouso relativo e evitar atividades extenuantes após cada procedimento, para minimizar o risco de dispersão da toxina devido ao aumento da circulação sanguínea.

Além disso, tratamentos a laser e faciais devem ser evitados por uma a duas semanas após as injeções.

Em casos raros, ela se espalha para além do local da injeção e, consequentemente, pode causar efeitos adversos. São alguns exemplos: dificuldade para engolir e/ou respirar; visão embaçada; pálpebras caídas; alterações na voz.

A boa notícia é que eles são temporários.

Embora a aplicação cosmética da toxina botulínica seja a mais conhecida, ela é usada em várias especialidades da medicina para tratar:

– Enxaqueca crônica (que ocorre mais de 15 dias por mês e dura mais que 4 horas por episódio);

– Distonias focais (contrações musculares involuntárias em uma área específica do corpo);

– Espasmo hemifacial (contração involuntária dos músculos de um lado da face);

– Hiperidrose (transpiração excessiva);

– Hipersalivação (aumento da produção de saliva);

– Sintomas de bexiga hiperativa, incluindo incontinência, quando outros medicamentos são ineficazes ou não tolerados;

– Estrabismo (desalinhamento dos olhos).

Sim, essa é uma maneira simples e eficaz de fazer uma elevação não cirúrgica da sobrancelha.

Para maior segurança, a aplicação da toxina botulínica deve ser feita por um médico qualificado e experiente.

Os resultados variam conforme o paciente, a dose aplicada e a qualidade do produto usado. Em algumas situações onde a toxina botulínica parece não fazer efeito, algumas causas possíveis são: medicamento muito diluído; dose aplicada por ponto menor do que a indicada; medicamento vencido ou malconservado; medicamento de origem duvidosa.

Procure sempre fazer procedimentos estéticos com profissionais treinados e de confiança. Isso aumenta a sua segurança e satisfação com os resultados.