Blefaroplastia

Como funciona a cirurgia de Blefaroplastia

Dr. Gabriel Basílio responde a dúvidas sobre Blefaroplastia

O exame de um médico, e a vontade de um olhar mais jovem sem pele em excesso é que determinam se há ou não necessidade. Em alguns casos ainda existem as bolsinhas de gorduras que ficam muito sobressaltadas atrapalhando o contorno mais leve dos olhos.

Existe o risco de complicações inerentes a todo e qualquer procedimento cirúrgico como infecção, hematomas, hipo ou hipercorreção dos excessos a serem corrigidos, mas a blefaroplastia possui baixíssimo índice de complicações.

Realizar exames pré-operatórios, medicações anticoagulantes (AAS, aspirina, bufferin, ticlid, etc) deverão ser suspensas 07 dias antes da cirurgia sob consentimento do seu cardiologista, que concederá o risco cirúrgico.

Modernamente, após o término da cirurgia, o paciente ficará sob observação entre 2 e 4 horas, logo após poderá ir para casa sempre acompanhado por familiar ou amigo.

Geralmente anestesia local associada a sedação (ou seja, sedação endovenosa – médico anestesista acompanhará todo procedimento cirúrgico), em alguns pacientes, especialmente, pode ser realizado anestesia geral.

Geralmente não há dor. Mesmo que ocorra uma sensibilidade maior ou pequenos momentos de dor, estes poderão ser minimizados com o uso de analgésicos comuns.

A alimentação é normal, pode assistir TV normalmente, o uso do computador também, assim como leitura ou outras atividades que não exijam esforço físico. Deve-se evitar exposição ao sol.

Sim, os olhos não serão ocluídos e a visão não se alterará, exceto nos momentos em que se utilizar o colírio e a pomada sobre os pontos, pois o excesso poderá escorrer para os olhos e causar um embaçamento visual transitório.

O edema (inchaço) dos olhos depende dos cuidados pós-operatórios (repouso, não realizar esforço físico), coloração da pele e tendência pessoal (ou seja, varia de paciente para paciente). Em média, o “inchaço” das pálpebras melhora significativamente após a 1ª semana de pós-operatório, e dia após dia melhora o aspecto.O repouso em casa (sentado ou deitado com a cabeceira elevada), as compressas com gelo local, o uso de arnica (conforme orientação de seu médico), e uso de colírios e pomadas cicatrizante prescritas aceleram o processo de recuperação.

Em pacientes que apresentam apenas bolsas de gordura em pálpebras inferiores, sem excesso de pele, as incisões podem ser realizadas na parte interna da pálpebra, deixando uma cicatriz invisível, sem necessidade de sutura e denomina-se blefaroplastia transconjuntival. Nos outros casos, a cicatriz existe,mas sendo a pele das pálpebras muito fina, as cicatrizes tendem a ficar praticamente disfarçadas nos sulcos da pele. Entretanto, deve ser aguardado o período de amadurecimento total da cicatriz (cerca de 6 a 12 meses) e durante todo este período proteger-se do sol. Pela sua localização, são passíveis de serem disfarçadas com uma maquiagem leve desde os primeiros dias.

Em torno de 45 minutos se somente superiores ou inferiores, e 90 minutos para as 4 pálpebras.