Rinoplastia

O que preciso saber antes de fazer Rinoplastia?

Dr. Gabriel Basílio responde a dúvidas sobre Rinoplastia

Geralmente, o paciente fica internado de seis a oito horas após o procedimento. Em alguns casos específicos, a internação pode perdurar até o dia seguinte.

Na maioria dos casos, a anestesia utilizada é a geral, por ser considerada mais segura e confortável tanto para o paciente, quanto para o cirurgião. É preciso lembrar que o paciente segue monitorado pelo médico anestesista durante todo o procedimento e que um pré-operatório bem feito é fundamental para garantir o bem estar do paciente no momento da cirurgia.

A rinoplastia fechada é tida como a primeira técnica cirúrgica utilizada para os procedimentos voltados para o nariz. Ainda utilizada por alguns profissionais para alterações mais sutis, o nariz é moldado através de incisões intranasais.

Essa técnica não dá ao cirurgião 100% da visão total do que está sendo feito, por isso, a rinoplastia aberta – técnica proposta por Rethi em 1921 – é a opção da maioria dos cirurgiões especializados no procedimento.

A rinoplastia aberta deixa toda a estrutura nasal exposta, permitindo ao cirurgião que faça o que for necessário – remodelação, remoção ou acréscimo de tecidos e cartilagem – de forma mais assertiva.

Uma das principais dúvidas dos candidatos à rinoplastia é sobre os desconfortos respiratórios após o procedimento. É preciso dizer que no pós-operatório imediato haverá sim um incômodo causado pelo edema e também pelos splints nasais (curativos internos de silicone). No entanto, essa é uma condição passageira e entre sete e dez dias o paciente volta a respirar normalmente pelo nariz.

Quando a cirurgia termina, são colocados os splints nasais – placas e tubos de silicone posicionado no interior do nariz para dar sustentação. As incisões são protegidas com micropore e aquaplastic (tipo um gesso de plástico). Atualmente, poucos cirurgiões utilizam o tampão – motivo de receio da maior parte dos candidatos.

A dor é um dos principais pontos questionados na primeira consulta de um candidato à rinoplastia. Mesmo que seja uma questão relativa, a dor do pós-operatório de uma cirurgia de nariz é considerada leve e suportável, facilmente controlada com os analgésicos prescritos pelo cirurgião.

Candidatos de 15 anos já podem ser submetidos a uma rinoplastia, podendo haver exceções. É preciso analisar o período de crescimento e a maturidade do paciente.

Quando o paciente é visto de perfil, o resultado pode ser observado em torno de três meses após o procedimento. Entre doze e dezoito meses de cirurgia, quando o edema cede por completo, é possível perceber o resultado final.

Toda cirurgia envolve riscos e complicações e com a rinoplastia não é diferente. Apesar de raros, episódios de sangramento e infecções podem acontecer. Esses quadros são facilmente resolvidos com antibióticos (para as infecções) e um pré-operatório bem feito, que poderá indicar alguma dificuldade do corpo para a coagulação sanguínea. É preciso estar atento e entrar em contato com o cirurgião caso algo esteja fora do previsto, dentro das orientações passadas por ele e sua equipe.

O pós-operatório de uma rinoplastia costuma ser bem tranquilo, exigindo do paciente um repouso moderado, compressas no local e lavagens com soro fisiológico. Alguns cuidados adicionais precisam ser tomados, como por exemplo:

Evitar abaixar a cabeça – dormir com o tronco reclinado
Evitar carregar peso
Evitar impactos – esportes de contato físico
Evitar exposição ao sol
Não usar óculos por pelo menos dois meses

O paciente deve ter ciência de que seguir as orientações passadas por seu cirurgião é fundamental para que o resultado seja preservado e, claro, sua saúde também.