Reconstrução de mama

O que devo saber sobre reconstrução mamária?

Dr. Gabriel Basílio responde a dúvidas sobre reconstrução de mamas

Sim. A reconstrução mamária é uma cirurgia plástica reparadora para corrigir danos ou mutilações decorrentes do tratamento do câncer. Portanto, é um direito assegurado tanto para as usuárias de planos de saúde, como para mulheres que são atendidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A reconstrução das mamas pode ser feita junto com a mastectomia ou tardiamente, ou seja, em um segundo momento. Muitas mulheres podem optar por fazer tudo de uma vez, enquanto outras podem decidir terminar o tratamento, para depois tomarem uma decisão. Entretanto, vale ressaltar que a reconstrução imediata pode ter contraindicações, principalmente quando o estado clínico é considerado inadequado. Então, é uma decisão que envolve a relação médico paciente, entre outros fatores.

A reconstrução mamária pode ser feita por meio de várias técnicas, como o implante de uma prótese de silicone, o uso de um expansor cutâneo e a transferência de retalhos de pele. Há ainda, em alguns casos, a combinação de técnicas como retalhos de pele e prótese de silicone.

Prótese de silicone: Em geral, pode ser feita quando não há um comprometimento grande de pele.

Expansores: O médico irá inserir um expansor sob a pele das mamas. Aos poucos, esse expansor será preenchido com soro fisiológico até atingir o tamanho desejado. Depois, o expansor é retirado e substituído por uma prótese de silicone. Atualmente, existem expansores definitivos, que ajudam a eliminar a etapa de substituição pela prótese definitiva.

Transferência de retalhos de pele: Nesta técnica, o cirurgião plástico irá usar pele, gordura e músculos da própria mulher para reconstruir as mamas. São cirurgias complexas e com maior número de complicações pós-operatórias, por isso, precisam ser bem indicadas e feitas por cirurgiões plásticos especializados em cirurgias reconstrutivas.

Quando a reconstrução mamária é feita juntamente com a mastectomia, é possível preservar as aréolas e os mamilos, desde que essas áreas não estejam afetadas pelo câncer ou ainda se o tumor não estiver próximo. Muitas vezes, quando a proximidade está presente, o cirurgião oncológico precisa remover essas estruturas das mamas para dar maior segurança ao procedimento. Para as mulheres que passam pela retirada total, a reconstrução das aréolas e dos mamilos é feita em um segundo momento, após a cicatrização completa da primeira cirurgia. É necessário aguardar também para avaliar a posição das mamas e chegar a um melhor resultado. Normalmente, a aréola é reconstruída com a pele de outros locais, como a virilha ou é realizada uma tatuagem. Já a papila mamária (bico do seio), é reconstruída com tecidos locais.

O câncer de mama pode atingir uma ou as duas mamas. Quando atinge apenas uma mama e é necessário fazer a mastectomia, é possível reconstruir apenas a mama afetada. O cirurgião plástico irá buscar um resultado que leve em consideração o tamanho, o aspecto e a posição para chegar a uma aparência o mais semelhante possível. Porém, é possível optar por uma cirurgia plástica no outro seio também para um melhor resultado estético.

Infelizmente, a amamentação após a mastectomia radical não é possível, já que a cirurgia retira todo o tecido mamário, incluindo as estruturas necessárias para a amamentação. Porém, mulheres que retiram apenas uma mama, tendo a outra preservada, podem conseguir amamentar com o seio saudável.

Tanto a mastectomia, quanto a reconstrução, deixarão cicatrizes visíveis. Além disso, se houver retirada de pele de outros locais do corpo, também haverá cicatrizes nesses locais. Apesar disso, o mais importante é que a reconstrução das mamas tem um papel crucial na recuperação da autoestima da mulher, assim como contribui para melhorar sua qualidade de vida e pode ajudar a lidar de maneira mais positiva com o tratamento.