Preenchimento
Dr. Gabriel Basílio responde a dúvidas sobre Preenchimento
Existem diversas substâncias que podem ser utilizadas como preenchedores. As mais indicadas são aquelas que são biocompatíveis, por serem melhores toleradas e absorvidas pelo organismo ao longo do tempo.
Dentre os materiais prediletos dos profissionais que trabalham na área, podemos citar o ácido hialurônico (inúmeras marcas), hidroxiapatita de cálcio (nome comercial Radiesse), ácido poliláctico ( nome comercial Sculptra).
O preenchimento facial é um dos tratamentos que compõem a harmonização facial, geralmente é indicado para:
– Rugas
– Sulco nasolabial
– Preenchimento nos lábios e na região supra labial
– Goteira lacrimal
– Maçãs do rosto
– Contorno de mandíbula
– Cicatrizes na face
O procedimento tem início com a aplicação de anestesia no local a ser tratado. Em seguida, o preenchedor é aplicado através de pequenas cânulas, cujos calibres variam de acordo com a profundidade do tecido alvo.
Em relação à quantidade de produto aplicado, o paciente deve alinhar suas expectativas junto ao médico, priorizando sempre uma aparência natural, que resguarde as características particulares do indivíduo.
O preenchimento facial tem efeito temporário, já que como vimos, a substância geralmente é absorvida pelo organismo com o tempo. Por serem utilizados compostos biocompatíveis, não há problema em realizar a reaplicação de tempos em tempos.
Deve-se, contudo, ficar atento a qualidade do produto utilizado e a escolha do profissional que irá coordenar o tratamento.
A expectativa da maioria das pessoas é perceber os resultados logo após sair do consultório, até por isso o preenchimento é tão procurado. Os efeitos do procedimento aparecem instantaneamente após a aplicação, embora a área tratada se apresente um pouco inchada nesse momento.
Após passar pelo tratamento, é recomendado aplicar compressas geladas sobre o local para amenizar a intensidade dos hematomas, que são comuns após o preenchimento.
Em geral, é indicado ainda evitar exercícios físicos pesados por 24 horas.
O preenchimento facial é bastante seguro, e oferece pouco risco de complicações. Contudo, assim como outros tipos de tratamentos, não é indicado para pessoas portadoras de Lúpus Eritematoso Sistêmico, grávidas, mulheres em amamentação, pessoas imunossuprimidas e pessoas com alergia a qualquer componente da formulação.